terça-feira, abril 08, 2014


Desenhos e a falsa moralidade

1
Eu, desde a infância, gosto muito de desenho e não me importa que a minha filha os assista, desde que revisados por mim. Algumas mães, principalmente de meninas, já devem ter notado a febre da Monster High, que eu sou veementemente criticada por não deixar a minha filha assistir.

Agora, veja bem, a minha filha tem apenas três anos e sete meses, curiosa e no alto da sua aprendizagem e formação de caráter. Como eu, mãe, vou deixar a minha filha assistir um desenho em que as meninas brigam por namorados, induzem magias contra ou a favor de seus amigos ou inimigos? Como eu vou deixar a minha filha nessa tenra idade, assistir um desenho que é para adolescente?

Já vieram com a desculpa esfarrapada de que a Monster High é para ensinar que o diferente também é bonito, ensinar que o preconceito não deve existir etc. Então, porque existe pai e mãe para ensinar isso? Por que existe escola? Livros educativos? Diálogo? Minha filha realmente precisa assistir um desenho para aprender que preconceito não é correto?

Hoje temos desenhos tão bonitos que mostram amizade, compaixão e solidariedade. Os desenhos preferidos da Cecília são: Caillou, Milly e Molly, Meu Amigãozão, Peppa Pig e Doki. Com um super favoritismo ao Caillou e à Milly Molly, que na maioria das vezes eu sento para assistir com ela.
Há um tempo, uma pessoa foi tão insistente comigo por eu não gostar de Monster High, que eu fiquei extremamente surpresa ao saber que a filha dela de cinco anos de idade assiste, mas a mãe nunca sentou ao lado da filha para poder assistir. Aí sim, a pessoa pode ter a moral para falar sobre o que eu devo ou não fazer com a educação da minha filha.


A pergunta que fica: Poxa, mas a Cecília não pede sandália da Monster High, mochila, pulseira etc? Sim, pede! Sabe por quê? Por que ela vê 60% das meninas da idade dela usando esses acessórios, mas, ela não precisa ser igual a todo mundo. Eu e o Bruno estamos ensinado a ela que andar de skate é legal e não é só para meninos, que ela não precisa só gostar de rosa, que ela tem o cabelo claro e olhos azuis, mas que menininhas negras e de cabelos cacheados são belíssimas igualmente a ela, que pessoas sobre peso ou magras tem sentimentos e que não devemos chamá-las de gordas ou magricelas etc. Desenho não educa a minha filha, quem educa sou eu e o pai dela. Educação vem de casa e não da televisão. 

 

 


E como diz a Cecília: Monster High é paia! 

1 comentários:

Renata disse...

adoreeeeei e super me identifiquei!
por aqui é a mesma coisa, a Lavinia nem sabia que tinha desenho da Monster High, mais por influencias vivia falando o nome e me pedindo algumas vezes algo delas!

confesso que nunca assisti esse desenho, mais não gosto e ponto kkkkkk

por aqui os desenhos preferidos são bem parecidos, Lavinia adora Milly e Molly, Meu Amigãozão e Peppa Pig :D

Postar um comentário