segunda-feira, maio 26, 2014


Intolerância a Lactose

0

Na semana passada, fiz exame de sangue para saber se tenho Intolerância a Lactose e muito infelizmente o resultado deu positivo. Eu tinha idéia que alguma coisa de errado acontecia comigo, não era normal eu sofrer tanto.

Não lembro na minha infância de passar por  algum desconforto quando eu ingeria leite ou derivados, eu amava um leite com Toddy, era o meu café da manhã. O problema começou na adolescência e piorou na juventude, então acredito que eu tive uma perda progressiva da capacidade de digerir a lactose. Lembro de um amigo que falava pra mim 'Renata, isso é intolerância a lactose, faz o exame' eu falava pra ele que era só intestino problemático, solto ou comida estragada.

Também não sabia que intolerância e alergia são coisas bem diferentes. Abaixo, vou colocar um trecho de uma reportagem do programa Bem Estar, que fala sobre essa diferença:

A primeira diferença entre esses dois problemas está na substância do leite – ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose. 

Como explicaram os especialistas, a alergia costuma restringir mais a vida do paciente porque os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento.
Na pele, pode ocorrer coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha; já nas vias respiratórias, pode aparecer tosse, chiado, falta de ar, inchaço na glote e até mesmo choque anafilático. Por isso, além dos alimentos, é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como xampus, hidratantes e até lenços umedecidos. De acordo com o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, pessoas alérgicas podem tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz e de aveia.

Já a intolerância ocorre quando o paciente para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que o faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrário da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.

Hoje tenho pensado muito na minha conscientização, eu tenho noção da proporção do meu mal estar, que por sinal é grande quando como bolo, chocolate, pizza etc. Não é questão de um dia pra eu poder sentir os sintomas, são minutos após a ingestão. Eu ainda preciso ter um pouco mais de boa vontade comigo mesmo, boa vontade para substituir os alimentos que me causam mais desconforto, boa vontade pra melhor a qualidade da minha alimentação. 

Fácil não é pra ninguém e pra mim é horrível, eu amo sorvete, purê de batata, pizza e outras coisinhas, o que eu posso fazer em casa eu faço, mas complicado mesmo é quando você vai jantar fora, comemorar aniversário de alguém e por aí vai.  Abaixo algumas informações: 

0 comentários:

Postar um comentário