quinta-feira, julho 03, 2014


Adaptação – Intolerância a lactose

0
Quando descobri a intolerância cheguei a fingir que não tinha, é sério. Continuei consumindo e até exagerando em alguns alimentos, pensei que se convivi até agora assim, iria continuar a vida da mesma maneira. Burra, né?! Paciência, gente! É a revolta!

Mas passados esses dias rebeldes e passando muito mal, eu me aceitei. Mas, confesso que não é fácil e não está fácil pq não existe ajuda no meio alimentício, não existe informação suficiente nos supermercados ou nos estabelecimentos e não existe acessibilidade às pessoas com restrições alimentares.

Nesse período fiz duas compras pra casa e nas duas vezes as minhas compras são feitas separadamente, simplesmente pq no mercado que compro todo mês, o único alimento que não contém lactose é o Leite 0 Lactose da Piracanjuba. Posso chorar? Então, agora é feito desse modo, saímos de um e migramos a outro ou outros. Outros, pq um eu acho o iogurte (que tomo por falta de opção pra lanches), outro eu acho o chocolate o outro eu acho biscoitos. Sem contar o tempo pra fazer essas comprinhas básicas, pq eu tenho que ler os ingredientes de alguns produtos. Graças a Deus pelo maridón que me ajuda, ou melhor, se compadece de mim e super ajuda.

Aconteceu que nesse tempo viajamos à Caldas Novas, cidade do Goiás, aqui pertinho de nós. A viagem estava óotima até a tonta aqui não resistir um pedaço de queijo puro e um bolo de mandioca da roça meeeeeeeesmo. Na madrugada seguinte a esse dia, eu tive uma das piores crises de intolerância da minha vida, eu chorava de dor, cólica intestinal e eu não tinha nem mais o que fazer no banheiro. Dessa vez o marido não apoiou, pq ele avisou e eu fingi que sou normal, sofri só na madrugada. Passei os últimos dois dias da viagem com dor, inchada, amarela e com medo de comer até o que podia, e claro, voltei pra casa morrendo de medo de dar dor de barriga no meio da estrada. Sofri! Também pensei, realmente não vale a pena.

Tenho feito o que posso, compro meus produtos aonde acho e procuro mesmo, experimento e se não gosto, paciência. Confesso que vez ou outra não resisto à certas coisas, por exemplo, o copinho de sorvete de leite condensado e tapioca que tomei hoje e estou com dor de barriga até agora. Mas conseguem enxergar a seguinte situação: Gente, vem aqui pra casa, vamos fazer um lanche da tarde. Resp: Sim, vamos! Quem vai pensar em mim? Quem vai perguntar: Alguém aí tem restrição alimentar? É sério, hoje eu pergunto pq eu tenho, mas nunca nessa vida eu lembraria de um trem desse. Uma pessoa com domínio próprio forte com certeza aceitaria ficar a tarde inteira sem comer, mas eu não consigo.


Poxa e o anfitrião não deu outra opção? Até deu né, mas quando você tem gastrite, síndrome do intestino irritável e intolerância a lactose, não existe muita opção. Posso chorar? Tenho o sistema digestivo muitíssimo fu... 

Abaixo, uma pequena lista do que consumi nesse período:

Leite Zero lactose – Piracanjuba
Acho super bom!
Cereal de Soja – Carrefour
É gostoso, nem parece de soja.
Alfarroba – CarobHouse
Horrível se tratando com tamanha comparação ao chocolate.
Choco Soy
O melhor dos melhores.
Cookies Jasmine
Uma das minhas opções favoritas de lanche.
Lacfree – Verde Campo
Não gosto muito de iogurte, mas já percebi que é pq associo a indisposição intestinal. Esse iogurte é muito bom, aprovadíssimo.
Yogurt sem lactose – Danubio
Muito gostoso, mas é caro.
Sobremesa de Soja Naturis – Batavo
A Cecília até comeu o meu e tive que comprar mais, muito bom.
Iogurte de Soja Naturis – Batavo
Não curti, o gosto de soja supera o da fruta. Opinião minha!
Chocolate em pó solúvel Dois Frades – Nestlé
Solução para calda de bolo. 

Agora, vou ser sincera. Eu acho tudo caro $$ em comparação aos produtos para pessoas sem restrição. O Yogurt Danubio mesmo, eu comprei um potinho, que se não me engano tem 110g, custou R$ 3,90, que é o que custaria uma bandeja de iogurtes ‘normais’. São comparações que faço, porém, se preciso, fazer o que?!
Ainda não encontrei queijo lacfree, eu amo queijo! Beijos

0 comentários:

Postar um comentário